Quem sou eu

Minha foto
Psicóloga CRP 05/54475, Araruama/RJ, Brazil
Atendo crianças, adolescentes e adultos baseada na Terapia Cognitiva Comportamental e Análise Corporal. Experiência clínica em Orientação profissional, Dificuldade de Aprendizagem, Déficit de Atenção e Memória, TDAH, TEA,

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Cronologia dos próximos acontecimentos



http://meeu.com.br/ceu/21-de-dezembro-de-2012/

A mudança que sofrerá o planeta

Constatando as mudanças

http://meeu.com.br/ceu/constatando-as-mudancas/

Tudo o que falamos até agora foi só para que vocês pudessem ter consciência das mudanças que ocorrerão no planeta ao invés de imaginarem que a parte física dele se extinguirá. Agora vamos falar sobre o que vai acontecer. Mas, antes quero falar um pouco sobre a forma como as coisas acontecerão.
O processo que se iniciará no próximo dia vinte de dois ocorrerá muito lenta e gradualmente. Não haverá nada que chamará a atenção neste dia ou em subseqüentes como realização da mudança, mas os fatos que levarão a ela começarão a ocorrer. Vocês não terão consciência do início do processo e de seu desenrolar durante algum tempo, mas ele estará ocorrendo.
Aliás, sempre foi assim em qualquer processo de mudança no planeta. Sempre que um processo começa vocês não conseguem observar a que fim as coisas chegarão, mas o caminho traçado ocorrerá inexoravelmente. Quando o processo está no nascedouro, vocês não conseguem medir a proporção que aquele fato tomará futuramente. Um exemplo disso foi a segunda guerra mundial.
Este evento que provocou marcas profundas no planeta e levou a mudanças não começou quando Hitler invadiu a Áustria ou a Polônia. Na verdade teve início quando foi assassinado o Arquiduque da Áustria antes da primeira guerra. A partir deste dia e talvez ainda antes com os acontecimentos que levaram a este assassinato, foi iniciada a segunda guerra, mas isso vocês só conseguiram perceber quando as nações já combatiam nos quatro cantos do planeta.
Agora será da mesma forma. Acontecimentos vão surgir e vocês não o ligarão à mudança que ocorrerá por conta deste dia, mas tudo desembocará no que está planejado para a mudança do sentido das encarnações no planeta. Quando perceberem, as mudanças estarão em franco desenvolvimento e só aí, então, vocês verão que aqueles acontecimentos fizeram parte do processo que levou àquele destino.

O que acontecerá
http://meeu.com.br/ceu/o-que-acontecera/
O que vai acontecer a partir do dia 21 de dezembro de 2012 já foi até comentado por algumas correntes humanas: a mudança do eixo do planeta.
Participante: tem algum evento específico que vai demonstrar o início desta mudança do eixo?
Sim, tem, mas como acabei de dizer, vocês não perceberão de imediato que aquele evento levará a mudança deste eixo. Até porque, como estão preocupados com eventos físicos e catastróficos como maremotos e terremotos não perceberão o início do processo. Para que percebessem alguma coisa deveriam estar atentos a outras questões, pois como já falei não estou me referindo a mudança do eixo físico, mas sim de outra coisa.
O que é o eixo de um planeta? Tenho que lhes perguntar isso, porque apesar de ter acabado de falar que não existe o planeta fisicamente, vocês ainda estão pensando no eixo físico. Anteriormente dissemos que a Terra é um campo de provas para espírito, portanto, temos que entender que o eixo do planeta tem a ver com as encarnações que aqui ocorrem e não com a parte física dele.
Vocês, que se dizem espiritualistas, para poderem entender alguma coisa sobre a existência que vivem, precisam de uma vez por todas compreenderem a realidade. Tudo existe a partir do mundo espiritual e não por conta da própria materialidade. Enquanto não utilizarem as informações de lá para decodificarem as coisas com que convivem aqui, estarão sempre presos à ilusão, ao maya, imaginando que estão vivendo realidades.
O que é o chão que vocês pisam? Segundo o Espírito da Verdade é fluído cósmico universal. Vocês vêem chão, rocha, terra e areia, mas O Livro dos Espíritos deixa bem claro a questão quando afirma que tudo o que existe é composto por este elemento imaterial. Este livro afirma mais: é a disposição dos órgãos de vocês que os fazem ver elementos materiais diversos onde existe um único elemento espiritual.
Como podem achar que estão pisando num chão sólido quando vocês mesmos dizem que o fluído cósmico universal é etéreo, imaterial, vaporoso? Vocês sabem, mas não aplicam ao cotidiano da existência, não convivem com esta realidade. Por isso, o que estou falando agora é interpretado por vocês a partir do sonho que estão vivendo.
É preciso se ter consciência plena do que estou afirmando agora (que o espiritual existe apenas como cultura, informação, e não como realidade) porque será exatamente este o eixo que se mudará. O eixo da encarnação, ou seja, o centro da existência de vocês é o que é vivido na matéria e isso se alterará a partir do dia 21 de dezembro de 2012.
Afirmo que a materialidade é o eixo da existência de vocês porque é ele que determina o ângulo de inclinação da existência de cada um. É a materialidade que serve como guia para a sua existência que começará a mudar a partir daquele momento.

O eixo da vida de um encarnado
http://meeu.com.br/ceu/o-eixo-da-vida-de-um-encarnado/

Qual o eixo da existência de vocês? O que quero dizer quando afirmo que vocês se inclinam a viver a partir da materialidade?
Participante: a matéria...
Não, a matéria não pode ser o eixo da existência de vocês porque ela nem existe para servir como guia para qualquer um. Aliás, repare na resposta de vocês e descobrirão que a existência que vivem está baseada em coisas que nem imaginam que existe. Na verdade, a existência de cada ser humanizado está fundamentada, calcada, em algo que vocês nem sabem que existe.
O eixo da vida de vocês, aquilo que lhes faz inclinar-se para isso ou para aquilo, são os valores que aplicam as coisas do mundo. O eixo da vida de vocês, ou seja, aquilo que lhes faz inclinar-se a viver desta ou daquela forma, é uma escala de valores que atribuem às coisas da Terra.
Agora pouco, por exemplo, disse que o chão que pisam não é composto de elementos sólidos, mas de um elemento etéreo. Apesar de saberem disso, vocês ainda continuam convivendo com ele como se fosse sólido. O que é esta solidez que vivem? Um valor que aplicam ao chão. Na verdade o chão só é sólido para aquele que dá a ele este valor. Se você não vivesse com este valor, o chão não seria sólido e a parede não lhe bloquearia a passagem.
Estou falando besteira? Mas, a própria ciência está chegando perto do que estou falando. Ela já descobriu que um elemento material é composto por moléculas e que entre elas existem grandes espaços vazios. Na verdade, estes espaços suplantam o número de moléculas, o que poderia nos levar a questionar a rigidez do elemento material.
Como pode algo que é vazio, oco, ser ao mesmo tempo rígido? Como pode esta cadeira que possui um extenso espaço vazio no seu interior segurar um corpo humano? Tudo isso a ciência está descobrindo e pesquisando como pode ser e quando descobrir o que procura verá que a solidez das coisas está dentro da mente de cada um, no valor com que cada um convive com o objeto e não nele mesmo.
Portanto, o eixo da existência de cada um é o conjunto de valores que atribuem às coisas deste mundo e que serve para determinar as realidades que vivem. Será este conjunto de valores que se mudará muito lentamente a partir do dia 21 de dezembro de 2012. Tudo aquilo que serve como guia para a sua existência se alterará e com isso o seu mundo se acabará.
O fim do mundo que é esperado para este período na Terra não tem nada a ver com a parte sólida do planeta, mas com o mundo individual de cada um. Quando o eixo de cada existência (o conjunto de valores que norteiam a criação das realidades humanas) se alterar o mundo em que você vive hoje acabará e um novo surgirá.
É sobre este ponto que as catástrofes acontecerão. O conjunto de valores que agora vivem será soterrado por imensos terremotos e coberto por grandes ondas que levarão à modificação de tudo aquilo que hoje se constitui no eixo da existência de cada um.
Reparem que não estou falando especificamente neste ou naquele conjunto de valores, mas em todos. Não importa se você possui um valor para uma coisa e o outro possui valores completamente contrários sobre um determinado assunto. Os dois serão soterrados pela avalanche da mudança que ocorrerá no planeta, pois ambos são formados por uma visão material e não pela espiritual.
O que fará ocorrer estas catástrofes vocês também já tem notícias. São elementos que virão do céu, mas estes não serão físicos como um cometa ou outro planeta. Elas ocorrerão com a chegada dos extraterrestres encarnados e de espíritos universais desencarnados que mostrarão a hipocrisia contida nos valores de cada ser, mesmo naquele que se dizem espiritualistas. Aliás, é como disse Paulo: primeiro os judeus (os que conhecem os ensinamentos espirituais) e depois os não judeus.

O valor da moeda

http://meeu.com.br/ceu/o-valor-da-moeda/

Ontem conversando com vocês eu citei um destes valores que sofrerão mudanças: o valor monetário.
Quanto vale um real? O valor que cada um dá a ele. Quando os seres humanos não tiverem mais referenciais para poder dar valor à moeda, como será, como viverão?
O valor de um real depende daquilo que você pode obter a partir dele. Ele depende daquilo em que pode ser usado para satisfazer seus desejos. Para vocês, por exemplo, que não são ricos, mas têm mais alguns reais no bolso, esta moeda pode ser dada até como gorjeta ou esmola. No entanto, para aquele que não possui muitos outros reais no bolso, esta moeda tem um valor importante. Ela pode até significar a única refeição de um dia para um ser humanizado.
Portanto, um real não tem valor algum, mas vale aquilo que cada um determina que ele valha. Este valor é o eixo da existência de cada ser e será ele que sofrerá mudanças a partir do dia 21 de dezembro de 2012. Para isso existirão ataques, as acusações dos extraterrestres encarnados e dos seres desencarnado, a estes valores. Mas, que ataque é este que me refiro? Vamos ver isso...

A base dos valores do ser humano
http://meeu.com.br/ceu/a-base-dos-valores-do-ser-humano/

A que está subordinado o valor que cada ser humanizado dá às coisas deste mundo? Às posses, paixões e desejos que a mente cria. Seguindo dentro do exemplo de valor que acabei de dar, um real vale para cada um o quanto ele puder satisfazer a vontade do ser humanizado. Se esta moeda não é capaz de satisfazer seus desejos, ela não vale nada.
É por este motivo que para vocês que estão aqui um real nada vale: tudo o que desejam custa mais do que isso. Agora, para aqueles que desejam o que um real pode comprar, esta moeda possui alto valor.
Acho que vocês lembram que disse em outras conversas: tem gente que ganha salário mínimo e vive sempre feliz, mas tem pessoas que ganham muito dinheiro e nunca conseguem satisfazer-se. O que diferencia cada um deles? Será que é o volume de dinheiro que ganham? Acho que não. A diferença está no quanto querem possuir com o que dinheiro que recebem.
É neste aspecto que o mundo individual de cada um começará a mudar a partir do dia 21 de dezembro de 2012: os valores que cada um atribui às coisas desta vida começarão a sofrer ataques.

A fome
http://meeu.com.br/ceu/a-fome/

Ontem, por exemplo, quando estávamos falando sobre o tema de hoje, abordei a questão do alimento. Disse que durante o processo de fim do mundo os alimentos não seriam mais encontrados em abundância. Quando falei disso não estava me referindo à quantidade de alimentos que estarão disponíveis para compra, mas sim no valor que se aplica aos alimentos.
A questão da quantidade de alimentos neste novo eixo que a existência de cada um assumirá não tem a menor importância. O ser humano acaba sempre se adaptando às condições do planeta. Hoje, se um ser humanizado possui dois pratos de comida por refeição utiliza esta quantidade para saciar a sua fome, mas se amanhã esta quantidade é reduzida a apenas um prato, ele come o que tem e também se sente saciado.
A pretensa escassez de recursos não é o problema. Mesmo hoje existem pessoas que precisam de grande quantidade para saciar sua fome enquanto alguns se satisfazem com pratos quase vazios. A questão do não ter alimentos que é profetizada para o futuro do planeta está, portanto, em outro aspecto. Que aspecto é esse?
A fome está firmada sobre a questão do comer ou não o que se quer comer, seja em quantidade ou em qualidade. É este aspecto que afirma que existe a fome ou não.
Quando falei ontem que o resultado da mudança do eixo da existência de cada um pode levar à fome, não estava me referindo à carência de coisas para comer, mas sim à existência de um desejo de comer determinados alimentos, determinada quantidade de alimentos ou ainda a vontade de comer no momento que achar que isso deve acontecer. Ou seja, não estava me referindo ao mundo externo, mas sim às verdades que existem dentro de cada um sobre o alimentar-se.
Aquele cujo eixo de existência diz que deve haver determinado tipo de comida ou determinada quantidade dela sempre à sua disposição para alimentar-se no momento que quiser, quando isso não puder mais ser conseguido se sentirá atacado pelo próprio mundo. Com esta carência, que na verdade não é falta, mas o não conseguir satisfazer suas vontades, o mundo que este ser humanizado conhece vai acabar.
Não estamos falando em nenhum tipo de alimento específico. Quando falo em carência, não estou dizendo que faltará o básico para os seres humanizados, mas aquilo que sacia a fome de alguns. Uma pessoa que ache que deva sempre comer um doce depois da refeição, por exemplo, quando não mais tiver este à sua disposição conseguirá sentir-se saciado? Acho que não. Este ser sentir-se-á atacado e não satisfeito, mesmo que tenha comido alimentos suficientes para sustentar o seu corpo.
Lembro que numa de nossas conversas falei com alguém a respeito de alimentos que vocês consideram mais saudáveis: aqueles que não contêm agrotóxicos. Quem utiliza esta questão como eixo da sua alimentação verá a carência deste tipo de alimento acontecer. Com isso terá que comer os alimentos considerados não saudáveis e assim o eixo da existência desta pessoa mudará e o mundo que ela vivia acabará. É isso que estou falando.
Estão começando a ver que o que estou falando sobre fim do mundo a partir de 21 de dezembro de 2012 não tem nada a ver com catástrofes ou com o fim do planeta? Tem a ver com catástrofes particulares, com o fim do mundo de cada um: o fato de desejar alimentar-se com uma determinada quantidade de comida ou com determinado tipo e não ter o que deseja à sua disposição. Estou falando de querer comer um pão com queijo e não haver mais lugares que vendam estes ingredientes ou a quantidade de dinheiro que possa adquiri-los.
Querer comer um prato de macarrão e não haver este produto para vender ou não ter dinheiro para comprá-lo não é uma catástrofe para a sua vida? Claro que sim, mas como em qualquer acontecimento catastrófico só sofrerá com isso aquele que estiver apegado aos seus desejos. Para aquele que não viver uma supervalorização da quantidade ou qualidade do alimento que ingerirá não haverá sofrimento.
Participante: concordo com o que o senhor está falando sobre valores aplicados a elementos físicos do mundo. Mas, com relação a outros valores com os quais convivemos como é o caso do valor ao relacionamento familiar?
É a mesma coisa. Aquele que é apegado a viver a vida familiar a partir de determinados valores terá estes atacados.

Preparando-se para a mudança do eixo

http://meeu.com.br/ceu/preparando-se-para-a-mudanca-do-eixo/

Participante: como podemos nos preparar para esta mudança que o senhor está falando?
Não há como se preparar para isso porque como disse você só sentirá que esta mudança de eixo está acontecendo quando ele acontecer. Durante o tempo em que lenta e gradualmente ele estiver sendo alterado você não se dará conta de que aquilo está ligado ao fim do seu mundo e por isso não se preocupará em preparar-se para a vivência deste processo.
Agora, se você não pode preparar-se para o dia em que se conscientizará da mudança do eixo de sua existência, pode quando isso acontecer reagir. Como? Libertando-se naquele momento de suas paixões, posses e desejos.
Durante o processo lento da mudança do eixo você não vai conseguir agir contra estas criações mentais. Como às vezes ainda conseguirá satisfazer-se, não vai atentar-se para lutar contra elas. Mas, na hora que não mais conseguir realmente atingir a satisfação, aí está o momento em que deve reagir se libertando das criações mentais ao invés de se deixar levar pelo lamento e sofrimento que a personalidade humana também criará.
Participante: durante o desenrolar da mudança não podemos ir aos poucos desligando-nos das posses, paixões e desejos?
Hipoteticamente até poderia, mas se pudessem fazer isso a partir de agora pergunto: porque ainda não fizeram? Se já houvesse feito o eixo de sua existência seria outro e não passaria pelo processo de mudança deste.
Não sei se vocês perceberam, mas não estou falando nada novo do que falei nestes últimos quatorze anos. Com certeza vocês algum dia já ouviram de mim que é importante para ser feliz libertar-se das posses, paixões e desejos. Sendo assim, porque não fizeram? Porque ainda têm algumas dessas coisas sendo satisfeitas.
Na verdade, o ser humanizado dificilmente reage contra as criações mentais com relação às coisas deste mundo porque em alguns momentos ainda consegue satisfazer-se. Somente quando esta satisfação for quase impossível pode ser que ele se lembre de fazer o trabalho necessário para a libertação.
Por que disse pode ser? Porque na hora que a mente criar o lamento e o sofrimento se este ser humanizado não for lembrado de que existe outra forma para se viver aquele momento, dificilmente conseguirá realizar este trabalho de libertação. Sendo assim, mesmo a reação que falei que você pode fazer ainda dependerá de alguma coisa.
Dependerá do que? Do seu envolvimento com uma doutrina que pregue a libertação das posses, paixões e desejos. Se você não vive envolvido com um conjunto de ensinamentos que possuam elementos que lhe alertem para realizar este trabalho de libertação, com certeza nem neste momento conseguirá alcançar a paz. Viverá completamente o sofrimento de não ter mais aquilo que norteava a sua existência e esperará que alguém venha lhe libertar desta condição, como, aliás, hoje vivem aqueles que se envolvem com doutrinas que reforçam as posses, paixões e desejos mundanos.
Para justificar o que estou dizendo, cito o nosso próprio relacionamento. Quando eu estava mais presente no dia a dia de vocês fazendo palestras constantes não se lembravam mais rapidamente de colocar em prática os ensinamentos nos momentos de sofrimento? Sei que sim... No entanto, no passado recente quando nossas conversas se espaçaram mais, este tempo de reação não aumentou? Acho que sim...
Este é o exemplo que tomo para poder lhe falar a respeito da sua forma de vivenciar a mudança do eixo de seu mundo. Se você estiver perto de pessoas que comunguem do mesmo caminho para a felicidade mais rapidamente poderão reagir quando se conscientizarem da mudança do eixo da vida. Agora, se estiverem afastados deste convívio, isso se tornará mais difícil e muitas vezes não acontecerá, apesar de um dia ter sido informado da existência deste caminho. Por isso falei ontem e repito hoje: busque manter-se envolvido com a comunidade que comunga das mesmas idéias que você neste momento em que não mais estarei disponível para palestras neste planeta.
Sei que vocês acham que já sabem tudo o que falei, que já compreenderam e interiorizaram os ensinamentos sobre a nova forma de vida que conversamos nos últimos quatorze anos, mas isso não garantirá que no momento que o eixo de sua vida for modificado você se lembrará deles. O poder de maya, a ilusão de que a realidade ilusória que os seres humanizados vivem é real, é muito forte e isso solapará toda pretensão de colocar em prática o caminho da felicidade sem que haja um estímulo externo para que isso aconteça. É para haver este estímulo que indico o seu envolvimento com uma comunidade que comungue este caminho. Somente sendo relembrado constantemente que existe outra forma de se viver aquele momento você se lembrará dos ensinamentos e poderá reagir quando o eixo de sua existência for alterado.

A vivência da mudança

http://meeu.com.br/ceu/a-vivencia-da-mudanca/

Participante: se o processo que o senhor está falando acontecerá inexoravelmente com todos os seres humanizados, acho que não há nada que possa ser feito, não é mesmo? Todos que estiverem encarnados terão que viver a mudança do eixo da vida.
Concordo com você: todos os que estiverem encarnados viverão a mudança do eixo de sua vida. Mas, isso não quer dizer que todos viverão isto da mesma forma. Vamos entender o que estou querendo dizer...
Para falar sobre isso vou usar o exemplo do alimentar-se que já usamos. Digamos que duas pessoas tenham determinado eixo ou conjunto de valores para a questão do alimentar-se. Estes viverão a mesma carência, mas dependendo a forma como reagirão à mudança, cada um viverá este processo de forma diferente.
Aquele que não reagir ao ataque às suas posses, paixões e desejos libertando-se destas formações mentais, viverá inexoravelmente o desespero, o sofrimento e o lamento. Já aqueles que reagirem às formações mentais e não vivenciarem o apego a elas poderão libertar-se da criação emocional do ego. Com isso, conseguirão viver em paz e tranqüilidade.
Repare: a carência é a mesma, mas a vida de cada um é diferente. Enquanto um vivencia um momento de sofrimento o outro vivencia um momento idêntico com paz. Mas, isso só acontecerá a quem fizer o trabalho de libertação e para que isso ocorra há a necessidade da convivência com uma comunidade de afins para que externamente esta lhe lembre da existência da forma diferente de viver o momento.

O resultado do trabalho de cada um
http://meeu.com.br/ceu/o-resultado-do-trabalho-de-cada-um/

Quem não conseguir reagir colocando em prática ensinamentos que se fundamentem no despossuir as posses, paixões e desejos, como viverá a mudança do eixo da sua existência: com sofrimento, em desespero. E quem conseguir reagir como viverá? Em paz e tranqüilidade, em harmonia com o novo eixo.
Quem vive desde jeito o que faz? Ama a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Ou seja, exerce a sua fé, a sua entrega com confiança ao Pai. Portanto, reagir aos acontecimentos que caracterizarão a mudança do eixo da vida com paz, tranqüilidade e harmonia com os acontecimentos é um exercício da fé que segundo os mestres aproxima o espírito de Deus.
Portanto, neste momento em que a provação do espírito no planeta Terra passa pelo momento da mudança do eixo da existência humana, libertar-se das posses, paixões e desejos é o caminho para a aprovação. Para o ser humano, este também é o único caminho para conseguir superar a dor deste momento.

Vivendo o novo mundo

http://meeu.com.br/ceu/vivendo-o-novo-mundo/

Seja pela fé, seja por conta do não sofrer, aquele que executa o trabalho da libertação das suas posses e desejos não mais estará apegado ao eixo atual de sua vida. Este, pelo processo de adaptação que o ser humanizado vive que já comentei, irá paulatinamente se adequando às novas condições de sua existência. Quando isso correr, o que este ser terá feito? Mudado o eixo de sua vida...
Esta é a forma para se viver o novo mundo que surgirá quando acabar o processo que se inicia agora em 21 de dezembro de 2012. Os eixos da vida de um ser humanizado que libertarem-se do sofrimento oriundo do deslocamento do atual serão outros e aí começará, então, um novo sentido para as encarnações no planeta Terra.
Este é o surgimento esperado do mundo de regeneração que substituirá o mundo de provas e expiações que hoje embasa a encarnação dos seres neste planeta. Este novo mundo nada mais é do que um conjunto de valores diferentes dos atuais que norteará as provações que o espírito realizará.
Sei que existem muitas lendas a respeito da chegada deste novo mundo. Muito se fala na questão dos elementos materiais ou dos sistemas atuais de vida, mas nada disso é importante, pois estas coisas não se mudarão. O que realmente marcará o fim de um mundo e o início do outro é a mudança do eixo da vida humana, do conjunto de valores que cada ser humanizado aplica durante a vivência da encarnação.

sábado, 10 de novembro de 2012

Continuando a falar de sono...



"As pessoas variam na quantidade de sono de que precisam e nenhuma pílula lhes dispensará inteiramente o sono, pois muito trabalho é feito neste estado. Porém, isso poderia ser feito muito mais efetivamente com dois, melhor do que com um, períodos de sono de menor duração.
Dois períodos de três horas cada seriam bastante suficientes para a maioria das pessoas, se sugestões apropriadas fossem dadas antes de dormir – sugestões que poderiam assegurar a completa recuperação do corpo. Em muitos casos, dez horas de sono, por exemplo, é realmente desvantajoso, resultando em uma lentidão de, ambos, mente e corpo. Nesse caso, o espírito simplesmente esteve longe do corpo por muito tempo, resultando em perda de flexibilidade muscular."
De Seth Fala

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Fisiologia do Sono

O sono não é um estado que ocorre passivamente, mas sim, um estado que é ativamente gerado por regiões específicas do cérebro. Todas as funções do cérebro e do organismo em geral estão influenciadas pela alternância da vigília com o sono, sendo que este, restaura as condições que existiam no princípio da vigília precedente. O objetivo final do sono não é prover um período de repouso; ao contrário do que acontece durante a anestesia geral, no sono, aumenta-se de forma notável a freqüência de descargas dos neurônios, maiores do que os observados em vigília tranqüila.
No decorrer de uma noite de sono, os sistemas e funções fisiológicas sofrem alterações acompanhando os ciclos ultradianos. A cada momento do sono (REM e NREM) as respostas do organismo serão diferentes, as quais citaremos as principais:

Funções Cardiovasculares
A pressão arterial diminui durante o sono chegando a seu mínimo no sono NREM. Durante o sono pesado a pressão arterial sofre variações de até 40 mmHg, sendo que quando o indivíduo acorda o valor da pressão volta aos níveis normais. A freqüência cardíaca também diminui nesta fase de sono.

Funções Endócrinas
A conexão hipotálamo-hipófise é responsável pela união entre processos endócrinos e o sono, uma vez que a secreção de muitos hormônios obedece ao ciclo sono-vigília e pode ocorrer em momentos específicos do sono.

    Vejamos alguns exemplos:
  1. hormônios secretados em momentos específicos do sono:
    O hormônio do crescimento (GH) é secretado principalmente no estágio 4 do sono NREM. Exercícios físicos podem estimular a secreção de GH diminuída por problemas neste período. A renina está associada ao ciclo REM e NREM.
  2. hormônios influenciados pelo sono como um todo:
    A prolactina é secretada em grande quantidade tanto no sono noturno quanto no sono diurno.
    O TSH atinge seu pico no início do sono.
    O LH reduz sua secreção durante o sono REM
  3. hormônios que não são influenciados pelo sono:
    Testosterona, ACTH, cortisol.
Mudanças Respiratórias
O ritmo respiratório irá variar durante o sono NREM com hipo e hiper ventilação do adormecimento ao estágio 2. Nos estágios 3 e 4 a ventilação é regular. Durante o sono REM a respiração se torna mais rápida e irregular gerando os surtos apnéicos e hipoventilação. A apnéia em recém nascidos pode causar a morte súbita do lactente.
Funções Sexuais
Durante o sono ocorrem ereções tanto na mulher (clitoridiana) como no homem (peniana) e para este a ausência ou presença de ereção pode ser indício de impotência orgânica e psicogênica. Estes fenômenos são observados durante o sono REM.
Temperatura Corporal
No sono NREM estão presentes regulações automáticas da temperatura, no sono REM tanto o sistema hipotalâmico quanto o cortical estão inativados e isto faz com que a temperatura corporal nos últimos estágios do sono seja baixa.

Fases do Sono

O sono é dividido em duas categorias: sono REM ("Rapid Eye Movements") e sono não REM ("Non-Rapid Eye Movements") e este é classificado em 4 fases.
Durante o período de sono, normalmente ocorrem de 4 a 6 ciclos bifásicos com duração de 90 a 100 minutos cada, sendo cada um dos ciclos composto pelas fases de NREM, com duração de 45 a 85 minutos, e pela fase de sono REM, que dura de 5 a 45 minutos.
São três os parâmetros fisiológicos básicos utilizados para definir os estágios do sono: o eletrencefalograma (EEG), o eletroculograma (EOG) e o eletromiograma (EMG).


Vigília ou estágio 0
O registro eletrencefalográfico se caracteriza por ondas rápidas, de baixa amplitude que indicam alto grau de atividade dos neurônios corticais. Também fazem parte desse estágio, movimentos oculares aleatórios e um acentuado tônus muscular. Após 5 a 15 minutos no leito, o indivíduo alcança o primeiro estágio do sono. O período de tempo entre o ato de deitar-se e o de adormecer denomina-se latência de sono.

Estágio 1
É a transição entre o estado de vigília e o sono, quando a melatonina é liberada, induzindo-o. Corresponde a 2-5% do tempo total deste. O traçado do eletromiograma apresenta redução do tônus muscular.

Estágio 2
Corresponde a 45-55% do sono total de sono. Ocorre a sincronização da atividade elétrica cerebral, que refletre a redução do grau de atividade dos neurônios corticais. Com isto, diminuem os ritmos cardíaco e respiratório, (sono leve) relaxam-se os músculos e cai a temperatura corporal.

Estágio 3
Comumente observa-se combinado ao estágio 4. Os movimentos oculares são raros e o tônus muscular diminui progressivamente. Corresponde a 3-8% do sono total.

Estágio 4
Corresponde a 10-15% do sono total. As ondas delta correspondem a mais de 50% da época, podendo até domina-la completamente. Ocorre pico de liberação do GH (hormônio do crescimento) e da leptina; o cortisol começa (sono profundo) a ser liberado até atingir seu pico, no início da manhã.

Sono REM
O EEG apresenta ondas de baixa amplitude e freqüência mista que se assemelham às encontradas no estágio 1, além de ondas em dente de serra. O indivíduo apresenta máxima hipotonia da musculatura esquelética, exceto pelas oscilações da posição dos olhos, dos membros, dos lábios, da língua, da cabeça e dos músculos timpânicos. É neste período que ocorre a maioria dos sonhos e corresponde a 20-25% do sono total.
 
http://www.virtual.epm.br/material/tis/curr-bio/trab2003/g3/fisiologia.html

quinta-feira, 18 de outubro de 2012


REFLEXÃO

"Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver. Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos - não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram...Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco. O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar... Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se. Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos. Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor. Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais. 

Fernando Pessoa

domingo, 14 de outubro de 2012



"Você é, usando novamente uma analogia, enviado por um super eu que desejou fortemente a existência na forma física. Você não é nenhum boneco desse super eu. Você seguirá suas próprias linhas de desenvolvimento e através de meios bastante difíceis de explicar aqui, você soma à experiência do super eu e também estende a natureza da realidade deste super eu. Você também assegura seu próprio desenvolvimento e é capaz de utilizar as habilidades do super eu.

Nem você será engolido pelo eu que, nesses termos, parece tão superior."

                                                       ______do livro Seth Fala-Jane Roberts 

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Conselhos de uma Árvore



A poesia Conselhos de uma Árvore - ”Advice from a Tree”, é um tributo a estas que são um dos maiores e mais duradouros legados da natureza.

- Mantenha-se alto e orgulhoso.
- Penetre profundamente suas raízes na terra.
- Reflita a luz de sua verdadeira natureza.
- Pense a longo prazo.
- Exponha-se em alguma ramificação.
- Lembre de seu lugar entre todos os seres vivos.
- Envolva-se com alegria na mudança das estações.
- Cada condição tem sua própria abundância.

Autor: Ilan Shamir, escritor e poeta, cujo nome significa literalmente ‘protetor das árvores’, tem uma longa jornada de vida trazendo criatividade e conexão com a natureza a milhares de pessoas. Ilan, chamado formalmente de Scott Alyn, trocou de nome em 1996 para melhor refletir sua paixão pelas árvores e inspirar as belas mensagens que nos chegam.

Fonte: Blog do Karel - http://floraiscombr.blogspot.com.br

domingo, 23 de setembro de 2012

E a primavera chegou...

Recebi de minha amiga do facebook:





Descoberto papiro que fala na mulher de Jesus


18 de Setembro, 2012
Uma fotografia do pedaço de pergaminho, escrito em cóptico ©Karen King
Uma historiadora de uma universidade de Harvard, nos EUA, descobriu um papiro, datado do século IV, com escrituras em linguagem cóptica antiga que, mesmo quase ilegíveis, mostram uma sugestão inédita para a crença cristã: «E Jesus disse-lhes: ‘A minha mulher…’». O pequeno pedaço de papiro, rasgado, não mostra o resto da frase, mas poucos desconfiam da sua autenticidade.Entre as frases legíveis do pequeno pedaço rectangular de papiro – com dimensões de 4x8cm -, consta igualmente uma outra, logo abaixo da principal, onde se lê: «Ela poderá ser a minha discípula».
No pedaço, que foi visivelmente rasgado do original, notam-se ainda outras frases soltas, como «A minha mãe deu-me vida» ou «Maria é merecedora», esta última em referência a Maria Madalena, figura que no Novo Testamento é retratada como uma das discípulas de Jesus Cristo.
As conclusões, apesar de escassas, avançaram já com algumas certezas.
O material de papiro datará do século IV. A escritura expande-se numa mistura entre o Cóptico normal, uma língua originária do Egipto e que utiliza caracteres gregos, com algumas palavras de um dialecto, também cóptico, mas originário do Sul do país.
«Este fragmento sugere que alguns antigos cristãos adoptaram a tradição de que Jesus seria casado», disse ao New York Times, uma das três publicações – os outras são o Boston Globe e a revista Harvard Magazine -, que foram autorizadas a entrevistar a investigadora e ver o manuscrito, que já se encontra protegido entre dois pedaços de vidro.
A responsável pela descoberta, Karen King, docente na Universidade de Teologia de Harvard, afastou a possibilidade do papiro ter sido falsificado, apesar da sua origem ser ainda um mistério. O mesmo foi defendido por outros especialistas, a quem King mostrou entretanto o manuscrito.
Anne Marie Luijendijk, professor de Teologia na Universidade de Princeton, foi uma delas. «Seria impossível de forjar», garantiu.
King explicou que o papiro é o primeiro manuscrito encontrado que fala sobre a hipótese de Jesus Cristo ter sido casado. «Já no século II, sabemos que houve uma controvérsia sobre este assunto, no meio do debate que então discutia se os cristãos podiam casar-se e ter relações sexuais», lembrou.
Papiro pertencia a um coleccionadorA historiadora revelou depois que o manuscrito estava na posse de um coleccionador.
King só tomou conhecimento da sua existência quando o coleccionador – que, a seu pedido, não identificou – lhe enviou um e-mail, no qual pedia à investigadora, perita em papirologia e línguas cópticas, que lhe traduzisse o pedaço de manuscrito. Examinou-o pela primeira vez em Dezembro de 2011.
Esse proprietário teria comprado o papiro em 1997, que antes pertencera a um cidadão alemão.
SOL

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Reflexão

"Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros
 desaprendam a arte do voo.
Pássaros engaiolados são pássaros sob controle.
Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser.
Pássaros engaiolados sempre têm um dono.
 Deixaram de ser pássaros.
Porque a essência dos pássaros é o voo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados.

O que elas amam são pássaros em voo.
Existem para dar aos pássaros coragem para voar.
Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, 
porque o voo já nasce dentro dos pássaros.
O voo não pode ser ensinado.
Só pode ser encorajado."
(Rubem Alves)
 
 
 
 
Copiado de Ler com prazer

domingo, 2 de setembro de 2012

As Energias Para o Mês de Setembro



Setembro é um mês marcado pelo inicio da primavera, onde se tem inicio um período de muita expansão e possibilidades. É um mês de regeneração, de novas energias, onde tudo o que estava perdido ou estagnado pode ganhar uma nova perspectiva. 

Não se baseie na energia do passado, comece a enxergar as coisas por um novo ângulo. Muitas coisas estão em constante mutação e Setembro é um mês que traz a energia da mudança de forma muito presente.

Tenha coragem de mudar o que precisa ser mudado e banir da sua vida aquilo que não o faz mais feliz. Aproveite o final do inverno para fazer aquela faxina que você ainda não fez. Liberte-se do passado e das coisas que ainda te prendem lá.

Setembro é o mês das conclusões e encerramentos para chegada do novo. Para isto você precisar estar livre de todas as energias que causam limitações, quer sejam energéticas, espirituais ou emocionais.

Deixe na sua vida apenas aquilo que te faz bem e que for útil. A energia do passado não pode mais servir de modelo para esta nova etapa.

Cuide bem da sua energia, limpe e se reorganize e mantenha o foco somente naquilo que for relevante para sua vida.

Assim como as flores estão se abrindo, uma nova perspectiva de vida também se abrirá para você.

Feliz Primavera!
 Aline Marques

quarta-feira, 29 de agosto de 2012



 


UMA TABELA PARA TER À MÃO.
Profª Lucieli Neves
Maçã
Protege o seu coração
Evita constipação
Bloqueia a diarreia
Melhora capacidade dos pulmões
Amortece as articulações
Damasco
Previne o câncer
Controla a pressão arterial
Protege a sua visão
Protege contra a doença de Alzheimer
Retarda o envelhecimento
Alcachofra
Ajuda na digestão
Baixa o colesterol
Protege o seu coração
Estabiliza o açúcar no sangue
Protege contra doenças do fígado
Abacate
Combate as diabetes
Baixa o colesterol
Previne as tromboses AVC
Controla pressão arterial
Suaviza a pele
Banana
Protege o seu coração
Atenua a tosse
Fortalece os ossos
Controla a pressão arterial
Bloqueia a diarreia
Feijão
Evita constipações
Atenua a hemorróida
Baixa o colesterol
Previne o câncer
Estabiliza o açúcar no sangue
Beterraba
Controla a pressão arterial
Previne o câncer
Fortalece os ossos
Protege o seu coração
Ajuda a perder peso
Baga de Mirtilho
Previne o câncer
Protege o seu coração
Estabiliza o açúcar no sangue
Estimula a memória
Evita a constipação
Brócolos
Fortalece os ossos
Protege a visão
Previne o câncer
Protege o seu coração
Controla a pressão arterial
Couve
Previne o câncer
Evita a prisão ventre
Ajuda a perder peso
Protege o seu coração
Atenua a hemorróida
Melão
Protege a visão
Controla a pressão arterial
Baixa o colesterol
Previne o câncer
Fortalece o sistema imunológico
Cenoura
Protege a Visão
Protege o seu coração
Evita a prisão de ventre
Previne o câncer
Ajuda a perder peso
Couve-Flor
Previne o câncer da próstata
Previne o câncer da Mama
Fortalece os ossos
Elimina escoriações
Previne a doença do coração
Cereja
Protege o seu coração
Previne o câncer
Acaba com as insônias
Tarda o envelhecimento
Protege contra a doença de Alzheimer
Castanha
Ajuda a perder peso
Protege o seu coração
Baixa o colesterol
Previne o câncer
Controla a pressão arterial
Pimentão picante
Ajuda na digestão
Suaviza as dores da garganta
Remove abscessos
Previne o câncer
Fortalece o sistema imunológico
Figo
Ajuda a perder peso
Previne as tromboses AVC
Baixa o colesterol
Previne o câncer
Controla a pressão arterial
Peixe
Protege o seu coração
Estimula a memória
Protege o seu coração
Previne o câncer
Fortalece o sistema imunológico
Linho
Ajuda a digestão
Combate as diabetes
Protege o seu coração
Fortalece o cérebro
Fortalece o sistema imunológico
Alho
Baixa o colesterol
Controla a pressão arterial
Previne o câncer
Mata bactérias
Combate fungos
Toranja
Protege contra ataques cardíacos
Promove a perda de peso
Previne as tromboses AVC
Previne o câncer da Próstata
Baixa o colesterol
Uva
Protege a visão
Previne pedra nos rins
Previne o câncer
Aumenta o fluxo de sangue
Protege o seu coração
Chá verde
Previne o câncer
Protege o seu coração
Previne as tromboses AVC
Ajuda a perder peso
Mata bactérias
Mel
Cura feridas
Ajuda a digestão
Previne contra úlceras
Aumenta a energia
Combate alergias
Limão
Previne o câncer
Protege o seu coração
Controla a pressão arterial
Suaviza a pele
Elimina o escorbuto
Lima
Previne o câncer
Protege o seu coração
Controla a pressão arterial
Suaviza a pele
Elimina o escorbuto
Manga
Previne o câncer
Estimula a memória
Regula a tiróide
Ajuda na digestão
Protege contra a doença de Alzheimer
Cogumelo
Controla a pressão arterial
Baixa o colesterol
Mata bactérias
Previne o câncer
Fortalece os ossos
Aveia
Baixa o colesterol
Previne o câncer
Combate a diabetes
Evita constipação
Suaviza a pele
Azeite doce
Protege o seu coração
Ajuda a perder peso
Previne o câncer
Combate a diabetes
Suaviza a pele
Cebola
Reduz risco de ataque cardíaco
Previne o câncer
Mata bactérias
Baixa o colesterol
Combate fungos
Laranjas
Fortalece o sistema imunológico
Previne o câncer
Protege o seu coração
Favorece a respiração
Elimina o escorbuto
Peras
Evita a constipação
Previne o câncer
Previne as tromboses AVC
Ajuda a digestão
 
Ananás
Fortalece os ossos
Alivia a febre
Ajuda a digestão
Bloqueia a diarreia
 
Ameixas
Tarda o envelhecimento
Evita Constipação
Estimula a memória
Baixa o colesterol
Protege contra doença do coração
Arroz
Protege o seu coração
Combate a diabetes
Previne pedra nos rins
Previne o câncer
Previne as tromboses AVC
Morango
Previne o câncer
Protege o seu coração
Estimula a memória
Acalma o stress
 
Batata doce
Protege a sua visão
Levanta a disposição
Combate o câncer
Fortalece os ossos
 
Tomate
Previne o câncer na próstata
Previne o câncer
Baixa o colesterol
Protege o seu coração
 
Nozes
Baixa o colesterol
Previne o câncer
Estimula a memória
Melhora a disposição
Protege contra doenças do coração
Água
Ajuda a perder peso
Previne o câncer
Previne pedra nos rins
Suaviza a pele
 
Melancia
Previne o câncer na próstata
Promove a perda de peso
Baixa o colesterol