Juntamente com o cientista Valiya Hamza, da Coordenação de Geofísica do Observatório Nacional, a professora da Ufam identificou movimentação de águas subterrâneas a 4.000 metros de profundidade. A descoberta foi realizada após análise de 241 poços de petróleo da Petrobras, perfurados nos anos de 1970 e 1980.
Os resultados da pesquisa foram apresentados 12º Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica, no Rio de Janeiro.
O rio Hamza, batizado em homenagem ao cientista Valiya Hamza, está localizado a 4.000 metros de profundidade e possui cerca de 6.000 metros de extensão, desaguando no Oceano Atlântico. Fato este que pode explicar a baixa salinidade encontrada no Oceano Atlântico. Com a pesquisa, também foi possível constatar que o fluxo das águas subterrâneas é maior que o do Rio São Francisco.
A professora Elizabeth Tavares Pimentel é coordenadora do curso de Ciências: Matemática e Física do Instituto de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, localizado no município de Humaitá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário aqui: