Quem sou eu

Minha foto
Psicóloga CRP 05/54475, Araruama/RJ, Brazil
Atendo crianças, adolescentes e adultos baseada na Terapia Cognitiva Comportamental e Análise Corporal. Experiência clínica em Orientação profissional, Dificuldade de Aprendizagem, Déficit de Atenção e Memória, TDAH, TEA,

segunda-feira, 8 de março de 2010

Chakras

Os Chakras
Os chakras (Chacras ou mesmo chackras) são os centros captadores, armazenadores e distribuidores de energia vital do nosso corpo (prana).A palavra chakra vem do idioma sânscrito e significa roda, círculo. Dizemos que são vórtices que se assemelham a ralos por onde escoa a energia.
Um chakra saudável absorverá a quantidade necessária de uma respectiva freqüência energética para garantir o adequado funcionamento físico e psicológico do organismo humano. Um chacra doente não conseguirá absorver esta energia e não terá o mesmo brilho, tamanho, forma de girar e aparência de um chacra saudável.
Existem milhares de centros de força distribuídos pelo nosso corpo, os quais são interligados por canais energéticos chamados nadis.Em sânscrito, nadi significa tubo ou vaso.E, juntos, formam uma imensa malha energética que leva a prana para todos os pontos do corpo.

Apesar de termos milhares de chakras, são 7 os principais que se alinham ao longo da coluna vertebral:

Chakra Básico- Muladhara: Seu nome significa, em sânscrito, o suporte da raiz. Situa-se na base da coluna vertebral entre o ânus e os genitais, de cor vermelha. Está ligado às glândulas supra-renais, que segregam a adrenalina. Sua função é a sobrevivência, sustentação e postura perante o mundo. Rege membros inferiores, intestino grosso, ossos (inclusive a coluna).
Seu desequilíbio pode resultar em dores na coluna, bloqueios, insegurança, frigidez, etc.


Chakra Sexual- Swadhisthana: Seu nome significa, em sânscrito, o fundamento de si próprio. Situa-se na raiz dos órgãos genitais, quatro dedos abaixo do umbigo, de cor laranja. Está ligado às gônadas (glândulas sexuais). Sua função é a sexualidade e a criatividade, regendo nossas sensações, sentimentos e a aceitação do que o Universo nos oferece. Rege os rins, sistema reprodutor, sistema circulatório e bexiga.
Os bloqueios deste chakra são geralmente causados por problemas emocionais, dificuldade de dar e receber, intensidade de prazer e dor, excesso de preocupação com o futuro.


Chakra do Plexo Solar- Manipura: Seu nome significa, em sânscrito, a cidade da jóia. Situa-se a cima do umbigo e tem a cor amarela. Está ligado ao pâncreas. É o centro que reúne informações, sentimentos e percepções e a espalha por todo corpo. Sua função é a vontade e o poder. Rege o sistema digestivo, fígado, baço, estômago e intestino delgado.
Seu desequilíbio pode ocasionar medo, timidez, carência, egoísmo, egocentrismo, etc.


Chakra Cardíaco- Anahata: Seu nome significa, em sânscrito, o som não produzido. Situa-se na região do tórax entre a 4ª e a 5ª vértebra e tem a cor verde ou rosa. Corresponde ao plexo cardíaco e está ligado ao timo, que é a glândula responsável pelo funcionamento do sistema imunológico. É o chakra da harmonização. É o centro responsável pelo equilíbiro vital, pelos sentimentos e emoções. É o chakra do amor.Rege pulmão, coração (também a questão do amor próprio), problemas relacionados à mama, braços e mãos.
Seu desiquilíbrio pode resultar em angústia e depressão.


Chakra Laríngeo- Vishuddha: Seu nome significa, em sânscrito, o grande purificador. Situa-se base da garganta e tem a cor azul. Está ligado às glândulas tireóides e paratireóides que regulam o metabolismo do corpo. Sua função é a inspiração, a criatividade e a comunicação. Rege pescoço e ombros.
Seu desequilíbio pode resultar em gagueira, fadiga, obesidade, indecisões, etc.


Chakra Frontal- Ajna: Seu nome significa, em sânscrito, o chakra do comando. Situa-se no intercílio, que é a região entre as sobrancelhas (famoso terceiro olho) e sua cor é azul índigo. Está ligado à glândula pituitária (hipófise), que é responsável pela segregação de endorfina (hormônio que causa sensação de bem-estar). É a porta do discernimento, da intuição, da imaginação, do conhecimento, da percepção. É o chakra da intuição.Rege os olhos e a memória.
Seu desequilíbrio ocasiona perda de memória, sensação de estar no espaço, conceitos confusos, problemas de sono, etc.


Chakra Coronário- Sahasrara: Seu nome significa, em sânscrito, o Lótus das mil pétalas. Situa-se no topo da cabeça e sua cor é violeta. Está ligado à glândula pineal, que é a responsável pela produção de melatonina, a substância reguladora do sono. É o portal da espiritualidade, por onde nos ligamos ao Universo. Rege o cérebro.
Seu desequilíbrio pode nos deixar fora de sintonia, ter depressão e solidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui: