Quem sou eu

Minha foto
Psicóloga CRP 05/54475, Araruama/RJ, Brazil
Atendo crianças, adolescentes e adultos baseada na Terapia Cognitiva Comportamental e Análise Corporal. Experiência clínica em Orientação profissional, Dificuldade de Aprendizagem, Déficit de Atenção e Memória, TDAH, TEA,

quinta-feira, 31 de maio de 2012

ASSIM FALAVA PARAMAHANSA YOGANANDA:


- O senhor crê na divindade de Cristo? - perguntou um visitante. O Mestre respondeu:
- Sim. Gosto de falar dele porque foi um homem de perfeita Autorealização. Entretanto, ele não foi o único filho de Deus, nem afirmou que o fosse. Em vez disso, ensinou claramente que aqueles que cumprem a vontade do Senhor, tornam-se, assim como ele, UM com Deus. Acaso não foi a missão de Jesus na Terra, lembrar aos homens que Deus é o Pai Celestial de todos, e mostrar-lhes o caminho de volta para Ele?
Paramahansa Yogananda
Livro: Assim Falava Paramahansa Yogananda

terça-feira, 22 de maio de 2012

A tartaruga e o Coelho






 
      A versão japonesa da fábula da tartaruga e do coelho é um tanto quanto diferente daquele da minha infância brasileira. Eu a ouvi há poucos dias do Reverendo Miura, que veio do Japão nos visitar.
       Conta-se que a tartaruga e o coelho foram apostar uma corrida. O coelho saiu na frente e quando estava no topo de um morro olhou para trás e viu a tartaruga lá longe, tão longe que ele resolveu deitar e dormir.
       Passo a passo a tartaruga passou pelo coelho adormecido e chegou em primeiro lugar.
      No Japão essa fábula é ensinada para enfatizar a importância da persistência, paciência, continuidade.
       No entanto, quando essa história foi contada na Índia houve quem dissesse:
       “A tartaruga foi má. Sabe por que? Porque ela não acordou o coelho.”
       São maneiras diferentes de se interpretar a mesma história. Talvez a tartaruga devesse ter parado e verificado se o coelho estava bem antes de continuar caminhando lenta e continuamente.
       A história do Brasil era diferente. A tartaruga enganava o coelho e chegava primeiro.
       Talvez por isso temos tantas pessoas envolvidas na corrupção. Não paramos para ajudar como na Índia, país pobre e sofredor. Nem vamos passo a passo até nossos objetivos, como no Japão, país próspero.
       Como seria a versão de Buda?
       Saíram juntos o coelho e a tartaruga.
      Não se preocupariam em ganhar, mas em criar harmonia com sua passagem. Ofereceriam o prêmio um ao outro, pois não haveria perdedor. Um ganharia pela velocidade. Outro pela persistência.
       A tartaruga veria o coelho sair rapidamente. Da poeira levantada onde nem suas patinhas poderiam ser encontradas, a tartaruga apreciando, cada passo, flor, estrada se apiedaria do amigo que na grande correria se esquecia de ver cada detalhe sagrado.
       O coelho por sua vez, pernas fortes e longas, se preocupava com a amiga tartaruga, de casco pesado e pernas curtas. Estaria sendo absurda essa competição?
       Olhava para trás e a via caminhando, lenta e decididamente. Parava o coelho e a esperava. Perguntava como estava. Juntos descansavam na sombra das árvores. E o melhor é que não havia gol a obter, não havia corrida a ganhar. Tudo que havia era o prazer de viver. Cada um com seu passo, seu estilo, sem competir, caminhando o Caminho, sendo o Caminho iluminado.
       E nessa caminhada iam encontrando pessoas e animais, árvores e minerais, água, terra, ar, fogo, tudo que existe e sempre se prontificando a ajudar e a procurar a maneira correta de fazer com que todos percebessem a beleza de caminhar o caminho sem começo e sem fim.
       No budismo ambos seriam bodisatvas, seres iluminados disfarçados a mostrar o Caminho verdadeiro a todos os seres.
       Essa versão me apetece e se parece sonho, fantasia, ilusão, utopia – é dessa matéria prima sagrada que a vida é celebrada.
       Somos um com o mundo. O mundo é uno em nós.
       Quando inspiramos o mundo inspira. Além da dualidade o que resta é a unidade.
       A diversidade não é rival da unidade. Pelo contrário: no uno tudo está incluído. Cada parte, como um corpo de coração e pulmões, rins e fígado.
       Outro monge, Reverendo Saikawa, bebeu de um copo de água. Era a água e eu. Agora a água sou eu. Eu sou a água .
      Interconectados. Intersendo.
      Olhar capaz de ver com clareza luminosa como espelho de cristal.
      Audição de ouvir com clareza sonora como
      Espelho de cristal
       Assim com todos os sentidos. Tudo vendo, tudo ouvindo, todos os odores sentindo, todos os sabores, na pele o frio, o calor, as texturas.
       Mas a mente precisa estar luminosa e aberta, pois se estiver cheia de si mesma não é capaz de se tornar flexível e sensível.
       Tartaruga e coelho não se opõem. São. Intersendo.
       Cada um é como é. Tem sua função e ação. Se tartaruga quiser ser coelho terá problemas dores, sofrimentos. Não aceitará a si mesma. Estará o tempo todo reclamando, se rejeitando, julgando, se rebaixando. Triste sina.
       Se o coelho pensasse ser tartaruga, com uma casa nas costas a se proteger dos caçadores, seria triste seu fim.
       Cada um é cada um. Tem valor e tem lugar. Nada é fixo. Não há melhor nem pior. Há o que é correto em sua função e posição.
       Ser humano, estrela, cão.
       Somos todos apenas você.
       E você sou eu.
       Tartaruga e coelho. Além da competição.



 
 

Autora:
Monja Coen
UM PASSO APENAS
Não importa há quanto tempo você esteja andando para o norte, com um passo apenas voce pode andar para o sul.
O que é preciso para dar uma volta de cento e oitenta graus na sua vida?
Apenas um passo.
Você esta a apenas um passo de uma dieta mais equilibrada, de melhorar suas finanças pessoais, a um passo de ser um melhor profissional, a um passo de ter um relacionamento mais gratificante.
Daqui a um minuto, seus piores problemas podem estar atras de você, ao inves de estarem na sua frente.
Com apenas um passo o melhor dia da sua vida pode estar ainda por vir, e não estar perdido em algum lugar do passado distante.
Num instante todas as energias negativas da sua vida podem ser redirecionadas para alguma coisa positiva.
Apenas um passo é necessário para voce romper esta inércia, e dar a sua vida o rumo que realmente voce gostaria que ela tivesse.
Ralph Marston
Face de Monica Turolla

terça-feira, 8 de maio de 2012

By facebook de Monika Turolla


"Pessoal, uma dica importante:
"Deixe o dinheiro fazer parte da sua vida."
Fale sobre dinheiro como quem fala das férias: Com naturalidade, prazer e simplicidade. A maioria das pessoas encara dinheiro como algo pecaminoso e ruim. E acha que valorizar o dinheiro é coisa de indivíduos gananciosos. Quem trata o dinheiro com distância sempre o manterá longe. Se o vemos como pecado, a tendência é nos afastarmos cada vez mais dele.

O que vocês acham?"

terça-feira, 1 de maio de 2012

Pra descontrair...rsrsrsrs





SIGNO NA VERSÃO DE UM PSIQUIATRA GAÚCHO


Áries : Bicho mais fogueteiro e metido não tem. Ele atropela todo mundo que nem bagual solto em feira de porcelana.
Tem a mania de ser sempre o primeiro. E é... O primeiro louco!

Lema:
'Não tenho tudo que amo... Mas vou conseguir já, já'

------------------------------ -------------------------

Touro : Esse quer ser o maior dos latifundiários. Quer ser o dono dos rebanhos, da estância e das plantações.
Se bobear, invade o planeta inteiro. Mas tem desculpa: é ele quem dá o churrasco, faz as trovas, declama e toca a gaita. Êta, índio animal.

Lema:
'Não tenho tudo que amo, mas é uma questão de tempo e paciência'


------------------------------ -------------------------

Gêmeos : O vivente só quer assuntá. Sabe de tudo, e sabe conta causo que é uma beleza. Não esquenta banco e parece que tem bicho carpinteiro.

Lema:
'Não tenho tudo que amo, mas também nada que me ama me tem'

------------------------------ -------------------------

Câncer : Esse é chorão que é um inferno. Tem uma memória do cão, se lembra tintim por tintim quem ganhou cada Califórnia e cada Gre-Nal, e sabe de cor tudo o que tu disse pra ele naquele 4 de maio de 1984.
Mas é o dono da posada e o que te prepara o putchero nas noites de minuano. É dos piores.

Lema:

'Não tenho tudo que amo, mas amo tudo que tenho'


------------------------------ -------------------------

Leão : Foi por causa desse que inventaram o tal de complexo de
Superioridade. Bicho mais convencido, não há. É o primeiro prêmio em interpretação nos festivais, arrasa na chula, é a mais bela prenda e o rei do gado. Exige respeito e não consegue ficar na mesma sala com uma TV ligada, pois não admite concorrência. Vai sê o chefe da ala dos Napoleão lá no São Pedro.

Lema:
'Tudo que tenho me ama'
------------------------------ -------------------------

Virgem: Virge! Cruzes! Esse é roxo por limpeza. Tu acaba de assá um churrasco e ele já tá lavando os espetos. Tem cuia própria pro mate, porque é mais higiênico, e tá sempre de vassoura na mão. Parece normal, mas é dos mais maníacos.

Lema:
'Não tenho tudo que examino, mas examino tudo que tenho'


------------------------------ -------------------------

Libra : É danado de namorador. Só quer pezinho pra cá e pezinho prá lá. Não faz outra cosa. Também adora se metê em política, mas só fica olhando, em cima do muro, enquanto a indiada dá um duro aqui embaixo. Metido a aristocrata, come churrasco com garfo e faca e usa guardanapo. Nem sei se não usa cuecão de florzinha por baixo das bombacha, mas pode ir tirando o cavalinho da chuva, porque é só frescura. Ele não é veado.

Lema:
'Não tenho tudo que amo, mas vou ficar conhecendo no sábado à noite'
------------------------------ -------------------------

Escorpião : O loco dos loco. Pra puxá o facão não faz cerimônia. Mas, depois de todo o estardalhço, fica com uma cara de culpado e arrependido, que irrita até a mãe dele. Não perde a mania de mexer nos trauma... dos outros. O velho Freud, que também não era dos mais normal, tinha o tal de ascendente em Escorpião. Esse nem com banda...

Lema:
'Não possuo tudo que amo, mas amo tudo que possuo. E cuido de perto'

------------------------------ -------------------------

Sagitário : O índio aqui acha que é o verdadeiro centauro dos pampas, citado várias vezes pelos nossos historiadores. Se perdeu do seu bando e não sabe se foi perto de Vacaria ou de Pelotas, de tão loco.
Se alguém quiser se comunicar com ele, este é o e-mail:

Lema:


'Não tenho tudo que amo, mas não me importo com isso'.

------------------------------ -------------------------

Capricórnio : Esse é o introvertido. Metido a tímido, mas foi ele quem descobriu o complexo de inferioridade.
Não quer incomodar, e pra fazê ele entrá no rancho ou se chegá pra roda de chimarrão é um custo. Não se acha nada, sonha com ele no futuro, que é quando ele acha que vai existir. Outro que só internando.

Lema:
'Tenho tudo que amo, e trabalho para ter mais ainda'

------------------------------ -------------------------

Aquário : Ele qué mudá o mundo. Não muda nem as tela dos galinheiro e as lâmpada queimada. Adora uma revolução, um protesto ou deixá o povaréu de cabelo em pé. No fundo o que ele quer é aparecer.

Lema:
'Não tenho tudo que amo, mas estou pouco me lixando para posses'
------------------------------ -------------------------

Peixes : Já esse, o que quer é desaparecer. Vive com a cabeça nas
nuvens, viajando... Diz que conversa com o Boitatá, já viu o Negrinho do Pastoreio, e recebe o Sepé Tiaraju. Mas o que tem de doido tem de bonzinho. É só não contrariar.

Lemas:
'Eu acredito em gnomos, fadas, coelhinho, papai noel e assemelhados.'
'Não me siga. Também não me lembro para onde estava indo'